Acomodação e moradia Dublin / Irlanda
1 de setembro de 2017
Tipos de visto na Irlanda
29 de setembro de 2017

Para ajudar no planejamento financeiro do seu intercâmbio na Irlanda, análise do custo de vida do intercâmbio em Dublin.

A Irlanda tem o Euro como moeda e possui um dos salários mínimos mais altos da União Européia, 9.15 euros/hora. Em contra partida, tem também o maior custo de vida. Sendo assim, um dos desafios dos intercambistas será o de encontrar meios para uma vida equilibrada sem comprometer o orçamento.

Muito se fala em valores:  ”quanto irei gastar/quanto irei ganhar“, mas o que se pode é ter uma ideia de valores.  Os valores de alugueis são muitos relativos, pois existem determinadas aéreas que são mais valorizadas e por consequência tem um valor elevado. A grande maioria dos intercambistas brasileiros, moram nas proximidades de sua escola ou do centro da cidade, geralmente em áreas como Dublin 1, 2, 3, 4, 7, 8.

Os bairros em Dublin são divididos por números. Ímpares ao norte do rio Liffey, pares ao Sul. Quanto menor o número, mais próximo do centro.

Custo de vida individual:

Aluguel da Residência:

Valor entre 200 a 450 euros (Média de 350  euros) dividindo o quatro com mais pessoas ou não, dependendo muito da disponibilidade e qualidade da morada. É muito comum no primeiro pagamento de aluguel ser cobrado o valor de depósito, que muitas vezes é o mesmo valor do aluguel, e é cobrado como garantia de estada, sendo geralmente devolvido no acerto do fim do contrato de aluguel.

Despesas Residenciais:

Valor entre 20 a 80 euros (Média de 60 euros) pela Internet e TV (As mais comum são a Upc.iewww.Iercom.net e Sky.com), Eletricidade e Gás (Airtricity.comBordgais.ie e Esb.ie) e o Lixo. Muitas destas despesas já poderão estar inclusas ao valor do aluguel, ou poderão ser cobradas a cada dois meses, como no caso da eletricidade. Contudo existe um grande fator para o aumento de consumo de eletricidade, sem dúvida as épocas mais frias proporcionam a utilização do aquecedor e banhos mais prolongados.

Quanto a Internet o valor poderá depender muito do plano de utilização. Poderá também existir a cobrança da taxa do lixo, isso dependerá da localização da sua moradia.

Compras:

Valor entre 60 a 120 euros (Média de 90 euros) pela Alimentação/Bebida/Demais (Media de consumo geral envolvendo produtos de uso na casa e alimentação. Pode-ser achar produtos de qualidade com preços baixos nos Supermercados Tesco.ieDunnesStore.ieLidl.ie e Aldi.ie, por exemplo.

Telefone:

Valor entre 10 a 30 euros (Média de 20 euros) pela recarga do celular, porém é comum o casal utilizar planos das operadoras de celulares que facilitem o uso em grupo. É comum o uso entre brasileiros da operadora Vodafone.ie ou Lycamobile.ie/en/, devido as planos de utilização gratuita. Existem outras operadoras com tarifas diferenciadas, fazendo com  que muitos brasileiros comprem um chip de cada operadora.

Transporte:

O valor do transporte é muito variável devido ao fator localização. (Média Geral no Transporte 48 euros);

DublinBus.ie – Valor entre 16,50 euros (5 unidades/dia inteiro) a 82 euros (30 unidades/dia inteiro) (Média de 50 euros);

Luas.ie – Valor entre 15,80 euros (7 dias corridos) a 55,50 euros (30 dias  corridos) (Média de 35 euros). Combi Ticket para DublinBus e Luas sem limite de uso por zonas. Valor entre 25,00 euros (7 dias corridos) a 88,00 euros (30 dias corridos) (Média de 57 euros).

Fechando a conta: Estudante solteiro gasta em média um total Mensal de 580 euros, lembrando das possíveis variações existentes entre pessoa e pessoa.

Custo de vida para casal:

Aluguel da Residência: Valor entre 400 a 800 euros (Média de 575 euros) dividindo uma casa com quarto de casal ou morando sozinhos em apartamentos ou estúdios. Depende muito da disponibilidade e qualidade da morada.

Despesas Residenciais:

Valor entre 60 a 120 euros (Média de 90 euros) pela Internet e TV (As mais comum são a Upc.ieIercom.net e Sky.com), Eletricidade e Gás (Airtricity.comBordgais.ie e Esb.ie) e o Lixo. Muitas destas despesas já poderão estar inclusas ao valor do aluguel, ou poderão ser cobradas a cada dois meses, como no caso da eletricidade. Contudo existe um grande fator para o aumento de consumo de eletricidade. Principalmente nas épocas mais frias, devido a utilização do aquecedor e banhos mais prolongados.

Quanto a internet o valor poderá depender muito do plano de utilização. Poderá também existir a cobrança da taxa do lixo. Isso dependerá de onde será sua morada.

Compras:

Valor entre 100 a 220 euros (Média de 160 euros) pela Alimentação/Bebida/Demais (Média de consumo geral envolvendo produtos de uso na casa e alimentação. Pode-ser achar produtos de qualidade com preços baixos nos Supermercados Tesco.ieDunnesStore.ieLidl.ie e Aldi.ie);

Telefone:

Valor entre 10 a 30 euros (Média de 20 euros) pela recarga do celular, porém é comum o casal utilizar planos das operadoras de celulares que facilitem o uso em grupo. É comum o uso entre brasileiros da operadora Vodafone.ie ou Lycamobile.ie/en/, devido as planos de utilização gratuita. Existem outras operadoras com tarifas diferenciadas, fazendo com  que muitos brasileiros comprem um chip de cada operadora.

Transporte:

O valor de transporte é um variável conforme o endereço da moradia e da escola onde vai estudar. No caso de um casal, cada um pode ter trabalhos diferentes em horários diferentes, ou estudar em horários diferentes. Isso pode contribuir na economia do transporte através dos tickets obtidos para o Luas ou Combo Tickets (Média Geral no Transporte para o Casal 95 euros);

DublinBus.ie – Valor entre 16,50 euros (5 unidades/dia inteiro) a 82 euros (30 unidades/dia inteiro) (Média de 30 euros);

Luas.ie – Valor entre 15,80 euros (7 dias corridos) a 55,50 euros (30 dias  corridos) (Média de 30 euros). Combi Ticket para DublinBus e Luas sem limite de uso por zonas – Valor entre 25,00 euros (7 dias corridos) a 88,00 euros (30 dias corridos) (Média de 30 euros)

Fechando a conta: Casal de Estudantes gasta em média um total Mensal de 940 euros.

Obs: Todos os valores contidos neste post podem sofrer alterações e estão com base no ano de 2016.

lucky-shamrock


Compartilhe e faça seu comentário abaixo!

Os comentários estão encerrados.

12 Compart.
Compartilhar12
+1
Twittar
Compartilhar