<>

Tipos_vistos_Irlanda

Tipos-de-Visto-na-Irlanda-Intercambio

***

A Irlanda tem o trânsito livre para os portadores de passaportes Europeu, porém a maior parte de seus imigrantes vem de outras regiões do Mundo, como África,  Ásia, América do Sul, entre outros. Para nós Brasileiros os Tipos de Vistos/Visa Stamps mais prováveis são os seguintes:

1.1. Visto de Estudante – Student Visa Stamp 2

1.2. Visto de Renovação para Estudante – Student Review Visa Stamp 2

2. Visto de Turista – Turist Visa

3. Visto de Trabalho – Work Permit Stamp 4

4. Visto de Cônjuge – Partner Visa Stamp 4

***

Tipos de Vistos/Visa Stamps:

Os Vistos abaixo possuem referências e relações com a legislação de imigração irlandesa, porém são comuns as alterações freqüentes, contudo acredita-se que essas mudanças são decorrentes a quantidade de imigrantes e os lamentáveis ocorridos que muitas vezes os envolvem.

1.1. Visto de Estudante  – Student Visa Stamp 2: Esse tipo de Visto é o mais comum e de fácil obtenção, sendo o próprio Visto obtido na Irlanda. Contudo o estudante deve atender a alguns requisitos através de documentos e valores, como:

–       “Carta de Envolvimento Educacional Original“ (Comprovante de pagamento do curso);

–       “Comprovante de Residência ou Atestado de Acomodação Original“ (Comprovante de acomodação);

–       “Comprovante de Previdência Pessoal Social Original“ (Documento feito em Dublin);

–       “Carta da Conta Bancária Irlandesa Original“ (Abertura de conta feita em Dublin);

–       “Extrato Bancário do Banco Irlandês provando 3 mil euros Original“ (Documento feito em Dublin);

–       “Carta Seguro Saúde Original“ (Comprovante do seguro obrigatório);

E por fim efetuar o pagamento do Visto na forma de cartão que recentemente tem o valor 300 euros. Estes documentos atendem a um Visto de até no máximo 1 ano de permanência na Irlanda, e para isso o estudante deve estar matriculado em uma escola pelo menos 6 meses e terá mais 6 meses de férias. Todo esse processo também estará dando ao portador o direito a trabalho durante o período do Visto, sendo 20 horas de trabalho por semana durante o tempo de estudo, e *40 horas de trabalho por semana durante o tempo de férias.

*Desde as mudanças anunciadas pela Imigração em Setembro de 2014; será permitido aos estudantes trabalharem 40 horas por semana apenas durante as férias e nos meses de maio a agosto e de 15 de Janeiro até 15 de Dezembro.

 

1.2. Visto de Renovação para Estudante – Student Review Visa Stamp 2: Para aqueles estudantes que pretendem estender seus planos na Irlanda, o Visto é um pouco mais facilitado. Contudo alguns requisitos como no primeiro Visto serão necessários novamente, como “Carta Original de Envolvimento Educacional” e “Carta Seguro Saúde Original“, os demais atualmente não estão sendo requisitados para a permanência na Irlanda. Porém o estudante poderá permanecer apenas 3 anos em cursos do tipo Idioma Inglês e Certificações. E a partir do 4º ano o estudante terá que matricular-se em um Curso de Graduação com nível universitário, totalizando assim 7 anos de permanência na Irlanda, que atualmente é o período máximo permitido para Vistos do Tipo Estudante.

2.  Visto de Turista/Turist Visa: Esse tipo de Visto vai depender muito do tipo de envolvimento que a pessoa tem com a Irlanda e com a Europa. Podendo ser concedido o Visto de 1 a 6 meses para os países da União Européia, contudo muitas vezes pode ser necessário a prova de renda de até 75 euros por dia de estadia, os endereços de visita e o tipo de relação com o visitado, se neste caso existir. É comum a emissão de uma Carta Convite onde o visitado emite um documento para o visitante, informando dados de ambos e assumindo certas responsabilidades, muitas vezes até financeiras, esta tem o intuído de facilitar a aceitação do turista, seja visita familiar ou de amigo, pela imigração.

3. Visto de Trabalho/Work Permit: Este tipo de Visto é cada vez menos freqüente para imigrantes trabalhadores. Ou seja, as prioridades conforme a ordem são para os Irlandeses com Passaporte, Europeus com Passaporte, imigrantes com Passaporte, imigrantes com Stamp 2 e 4 e imigrantes com Visto. Sendo que o último, caso seja escolhido para contratação deverá receber mais de 60 mil euros por ano. Sem dúvida, questões como: experiência relevante, inglês fluente, idioma adicional, e outro precedente que poderá ser relevado pelo empregador. O que em muitas vezes facilita a obtenção deste tipo de Visto, permitindo ao portador o direito de no mínimo 40 horas de trabalho por semana, sem necessidade de envolvimento educacional.

Work Permit geralmente é concedido a pessoas não européias com qualificação relevante e demais requisitos, uma vez que cumpra todas regras estipuladas pelo governo. O empregador deve ainda comprovar que não conseguiu encontrar nenhum candidato qualificado o suficiente entre (Europeus e portadores de visto stamp 4) para assumir a vaga de emprego. Uma vez com work permit garantido por 1 ano é permitido renovar anualmente. Apos 5 anos trabalhando no pais, com Work Permit e possível pedir residência permanente e/ou cidadania Irlandesa. Atualmente as regras de concessão de Work Permit na Irlanda não são muito claras, ou seja, uma vez feito o pedido não há  garantias  de que será concedido, vai depender de caso para caso.

4. Visto de Cônjuge/Partner Visa Stamp 4: Este tipo Visto é cada vez mais comum para imigrantes que possuem mais tempo na Irlanda, pois criam laços e acabam por conhecer alguém em especial. Este Visto, geralmente é obtido através de casamento com europeus ou até de comprovação de relacionamento por um determinado tempo, sendo por mais de 24 meses submetido à prova. Permitindo ao portador o direito mínimo de 40 horas de trabalho por semana, sem necessidade de envolvimento educacional, e após 2 anos de casado o direito ao Stamp 4.

Relancionamento Estável com Cidadão Europeu:
Stamp 4 válido por um ano podendo ser renovado anualmente caso se mantenha o relacionamento. Após 5 anos residindo na Irlanda com visto stamp 4 é possível pedir cidadania Irlandesa.
Relancionamento Estável com Cidadão Irlandês:
Stamp 4 válido por um ano podendo ser renovado anualmente caso se mantenha o relacionamento. Após 3 anos residindo na Irlanda com visto stamp 4 é possível pedir cidadania Irlandesa.
 
Para maiores informações consulte os sites:

Irish Naturalization and Immigration Service (INIS) – www.inis.gov.ie

Living in Ireland (Project Cross Care) – www.livinginireland.ie

lucky-shamrock