Custo de vida em Dublin / Irlanda
29 de setembro de 2017
Produtos Brasileiros em Dublin
29 de setembro de 2017

Se você está planejando viajar a passeio ou pretende fazer intercâmbio, é importante conhecer os tipos de visto para Irlanda.

A Irlanda tem o trânsito livre para os portadores de passaportes Europeu, porém a maior parte de seus visitantes vem de outras regiões do Mundo, como África,  Ásia, América do Sul, entre outros. Para nós brasileiros que pretendem fazer intercâmbio, os tipos de visto para Irlanda mais prováveis são os seguintes:

1.1. Visto de Estudante – Student Visa Stamp 2

1.2. Visto de Renovação para Estudante – Student Review Visa Stamp 2

2. Visto de Turista – Turist Visa

3. Visto de Trabalho – Work Permit Stamp 4

4. Visto de Cônjuge – Partner Visa Stamp 4

Abaixo vamos conhecer melhor sobre cada um dos tipos de vistos para brasileiros na Irlanda:

Tipos de Vistos / Visa Stamps:

Os Vistos abaixo possuem referências e relações com a legislação de imigração irlandesa, porém são comuns as alterações frequentes, contudo acredita-se que essas mudanças são decorrentes a quantidade de imigrantes e os lamentáveis ocorridos que muitas vezes os envolvem.

1.1. Visto de Estudante  – Student Visa Stamp 2:

Esse tipo de Visto é o mais comum e de fácil obtenção, sendo o próprio Visto obtido na Irlanda. Contudo o estudante deve atender a alguns requisitos através de documentos e valores, como:

–       “Carta de Envolvimento Educacional “ (Comprovante de matrícula de instituição de ensino);

–       “Comprovante de Residência ou Atestado de Acomodação Original“ (Comprovante de acomodação);

–       “Extrato Bancário do Banco Irlandês provando 3 mil euros Original“ (Documento feito em Dublin);

–       “Carta Seguro Saúde Original“ (Comprovante do seguro obrigatório);

O custo do visto de estudante é de 300 euros, podendo ser pago via cartão de débito. Este visto tem duração máxima de 8 meses, e para isso o estudante deve estar matriculado em uma escola pelo menos 6 meses e terá mais 2 meses de férias. Todo esse processo também estará dando ao portador o direito a trabalho durante o período do Visto, sendo 20 horas de trabalho por semana durante o tempo de estudo, e 40 horas de trabalho por semana durante o tempo de férias (maio a agosto e de 15 de dezembro à 15 de janeiro).

1.2. Visto de Renovação para Estudante / Student Review Visa Stamp 2: 

Para aqueles estudantes que pretendem estender seus planos na Irlanda, o Visto é um pouco mais facilitado. Contudo alguns requisitos como no primeiro Visto serão necessários novamente, como “Carta Original de Envolvimento Educacional” e “Carta Seguro Saúde Original“, os demais atualmente não estão sendo requisitados para a permanência na Irlanda. Porém o estudante poderá permanecer apenas 3 anos em cursos do tipo Idioma Inglês e Certificações. E a partir do 4º ano o estudante terá que matricular-se em um Curso de Graduação com nível universitário, totalizando assim 7 anos de permanência na Irlanda, que atualmente é o período máximo permitido para Vistos do Tipo Estudante.

2.  Visto de Turista Turist Visa:

Esse tipo de Visto vai depender muito do tipo de envolvimento que a pessoa tem com a Irlanda e com a Europa. Podendo ser concedido o Visto de 1 a 6 meses para os países da União Européia, contudo muitas vezes pode ser necessário a prova de renda de até 500 euros por semana de estadia, os endereços de visita e o tipo de relação com o visitado, se neste caso existir. É comum a emissão de uma Carta Convite onde o visitado emite um documento para o visitante, informando dados de ambos e assumindo certas responsabilidades, muitas vezes até financeiras, esta tem o intuído de facilitar a aceitação do turista, seja visita familiar ou de amigo, pela imigração.

3. Visto de Trabalho Work Permit:

Este tipo de visto é cada vez menos freqüente para imigrantes trabalhadores. Ou seja, as prioridades conforme a ordem são para os Irlandeses com Passaporte, Europeus com Passaporte, imigrantes com Passaporte, imigrantes com Stamp 2 e 4 e imigrantes com Visto. Sem dúvida, questões como: experiência relevante, inglês fluente, idioma adicional, e outro precedente que poderá ser relevado pelo empregador.

Work Permit geralmente é concedido a pessoas não européias com qualificação relevante e demais requisitos, uma vez que cumpra todas regras estipuladas pelo governo. O empregador deve ainda comprovar que não conseguiu encontrar nenhum candidato qualificado o suficiente entre (Europeus e portadores de visto stamp 4) para assumir a vaga de emprego. Uma vez com work permit garantido por 1 ano é permitido renovar anualmente. Apos 5 anos trabalhando no pais, com Work Permit e possível pedir residência permanente e/ou cidadania Irlandesa. Atualmente as regras de concessão de Work Permit na Irlanda não são muito claras, ou seja, uma vez feito o pedido não há  garantias  de que será concedido, vai depender de caso para caso.

4. Visto de Cônjuge/Partner Visa Stamp 4:

Este tipo Visto é cada vez mais comum para imigrantes que possuem mais tempo na Irlanda, pois criam laços e acabam por conhecer alguém em especial. Este visto geralmente é obtido através de casamento com europeus ou até de comprovação de relacionamento por um determinado tempo. Portador deste visto tem direito mínimo de 40 horas de trabalho por semana, sem necessidade de envolvimento educacional.

Para maiores informações consulte os sites:

Irish Naturalization and Immigration Service (INIS) – www.inis.gov.ie

Living in Ireland (Project Cross Care) – www.livinginireland.ie

trevo dublin santo irish


Compartilhe e faça seu comentário abaixo!

Os comentários estão encerrados.

17 Compart.
Compartilhar17
+1
Twittar
Compartilhar