Transporte em Dublin / Irlanda :

Transporte em Dublin / Irlanda

 

 

A capital irlandesa, Dublin, tem a maior infra-estrutura de transporte da Irlanda. Entre as várias formas de transportes, os brasileiros que possuem o Visto de Estudante podem contar com descontos dados aos estudantes, independente da idade. Este desconto poderá ser obtido a partir da aquisição da Carteira de Estudante, seja essa internacional ou a tradicional Student Travel Card.

Carteiras de Estudante

transporte_irlanda-dublin-dicas-2

A Carteira de Estudante, ou comumente chamada de Carteirinha de Estudante, é um cartão a qual comprova que a pessoa identificada pelo nome e na grande maioria também por foto é estudante e pode usufruir de transportes e descontos de estudantes.

International Student Identity Card

A Carteira de Estudante Internacional, que é emitida pela ISIC (International Student Identity Card), essa pode ser ainda emitida pelo Brasil através de uma agência de intercâmbios ou através do próprio site da organização e tem os custos entre 25 a 40 reais com validade de um ano após a emissão. Mais informações:http://www.isic.org/ ou http://www.carteiradoestudante.com.br/

Student Travel Card

A Carteira de Estudante da Irlanda, muito comum para o uso nos transportes irlandeses, tem o custo de 12 euros trazendo à foto, ou 15 euros com a foto tirada na hora no ponto de emissão. Tem a validade de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de cada ano, independente de quando seja confeccionada. A carteira também tem a validade em outros serviços e produtos além do transporte, veja no site abaixo, e também é aceita fora da Irlanda em muitos lugares para outras finalidades. Mais informações: http://www.studenttravelcard.ie/

USI Student Plus Card – Union Student Irish

Esta Carteira de Estudante da União dos Estudantes da Irlanda é nova e ainda pouco conhecida mais aparentemente possui os mesmos benefícios das demais, porém fiquem atentos as condições para emissão. Mais informações:http://www.usi.ie/

Como usar os meios de transporte mais comuns de Dublin?

Então mais como usar um meio de transporte de Dublin, os transportes públicos geralmente estão disponíveis na internet, porém aparentemente parece ser fácil. Mais quando se depara com os nomes e pronúncias dos lugares, muitos em línguas que nunca saberemos que é, isso não só na Irlanda, pode se tornar um pouco difícil. Aqui vai uma dica, principalmente para quem usa a internet e gosta de planejar suas rotas antecipadamente.

Exemplo: Você precisa ir para Albany Road, Dublin.

1º Passo: Acesse o Google.ie/maps e digite o endereço no campo e faça a busca, caso não tenha o endereço busque por Dublin e use o zoom para aproximar, porém é bom utilizar uma referência, como o nome da área ou código postal.

2º Passo: O Google Maps localizou o seu endereço, então navegue nas proximidades para achar um meio de transporte. Neste caso existem duas formas de transporte, uma através do DublinBus.ie, com a Rota 11 (Sandford Rd. (Marlborough Rd.)), porém nem sempre as Rotas estão atualizadas no Google Maps, por isso toda informação é válida. A outra opção é através do Luas.ie na Linha Verde (Cowper Station – Green Line), que aparentemente é mais próximo do destino e de simples utilização. Se o endereço fosse próximo a linha do Dart.ie o procedimento é o mesmo, acessar o site para maiores detalhes.

3º Passo: Acesse os sites dos transportes para informações do tipo, horários e valores. Caso vá de ônibus ao endereço, acesse o site DublinBus e digite o número da Rota ou o endereço nos campos. Porém às vezes existem alguns problemas nas informações, como no campo endereço, a busca só se concretizará se a Rota passa no endereço digitado.

4º Passo: Colete todas as informações nos sites para seu transporte, caso vá de Luas é simplesmente prestar atenção na estação que você precisar descer. Se for de ônibus, existem duas formas de descer no ponto correto, uma levando o endereço anotado de onde vai descer e pedir para o motorista o auxílio. Ou a outra forma é descer no número exato do ponto que você deseja, e para isso você deve acessar o site da DublinBus, digitar a Rota que deseja, como na Rota 11,http://www.dublinbus.ie/en/Your-Journey1/Timetables/All-Timetables/11/, e clicar no link View on map que te dará todo o trajeto da Rota no Google Maps. Ai é só procurar pelo ponto ideal para sua descida, no caso do endereço que procuramos o ponto ideal é Sandford Road, Junction Marlborough Road, Stop 853. Esse número é seu ponto de localização, pois na grande maioria da Rota ele encontra-se em ordem numérica, salvo apenas quando existe cruzamento de Rotas.

Identificação dos Pontos de Ônibus do DublinBus

 

transporte_irlanda-dublin-dicas-3

 

 

Ônibus Municipais e Inter-municipais: DublinBus.ie

DublinBus é a única companhia que explora o transporte público de Dublin e região. É muito comum a utilização deste transporte por brasileiros devido às questões climáticas da região, contudo muitas vezes esta companhia não oferece horários de itinerário favorável à classe trabalhadora de Dublin. Porém em contra partida a companhia vem investindo em Painéis Digitais, para apresentar o tempo de demora entre rotas, juntamente com as companhias TransportforDublin.ie eTransportforIreland.ie, como na foto abaixo, que investem pesado no transporte.

Painel Digital dos Pontos de Ônibus da DublinBus

 

transporte_irlanda-dublin-dicas-4

 

Bondes Elétricos Municipais e Inter-municipais: Luas.ie

LUAS (Dublin’s Light Rail Tram System) Bondes Elétricos Municipais e Inter-municipais, não pára de ampliar suas linhas em Dublin e Região, atendendo em horários alternativos de forma ecológica.

Mapa das Linhas do Sistema Operação do LUAS

 

transporte_irlanda-dublin-dicas-5

 

 

 Bondes Elétricos Municipais e Inter-municipais: Dart.ie

DART (Dublin Area Rapid Transit) do grupo Irishrail.ie – Iarnród Éireann, que Bondes Elétricos Municipais e Inter-municipais, que tem sua operação desde 1984 sobre uma linha férrea inaugurada em 17 de dezembro de 1834, e talvez por isso atualmente a Irlanda possui uma das frotas mais antigas no seguimento. Porém existe um plano que já esta sendo colocado em pratica e que prevê que dentro de alguns anos terá uma das mais novas frotas da Europa.

Passagens do DublinBus/Luas/Dart para Estudantes:

– Passagem de DublinBus/Luas/Dart 5 Dias/Unidades = 16,50 Euros

– Passagem de DublinBus/Luas/Dart 30 Dias/Unidades = 82,00 Euros

– Passagem de DublinBus/Luas/Dart 7 Dias seguidos = 25,00 Euros

– Passagem de DublinBus/Luas/Dart 30 Dias seguidos = 88,00 Euros

– Passagem de DublinBus/Luas/Dart Mês do Calendário = 96,00 Euros

*

Trens Nacionais e Internacionais: Irishrail.ie  

A Europa tem uma vasta linha Ferroviária que por anos vem sendo usada e continua sendo cada vez mais, com tecnologia e velocidade, fazem com que a inovação seja eminente, dando aos usuários mais conforto e comodidade. E na Irlanda com o grupo Irishrail.ie – Iarnród Éireann,  não é diferente e com isso é muito comum ao se procurar sobre o assunto, encontrar companhias que administram a comercialização das passagens, como as conhecidas Eurorail.com e a Interrailnet.com que possuem pacotes para viagens por tipo de períodos, classes, grupos e lugares, sempre obtenha o máximo de informações antes da aquisição.

*

Ônibus Regionais, Nacionais e Internacionais: BusEireann.ie

BusEireann operando com Ônibus Nacionais e Internacionais, sendo uma companhia muito utilizada no transporte de passageiro em toda a ilha irlandesa e também para a ilha britânica como opção de transporte em parceria com o transporte marítimo, além dos já conhecidos, aéreos e ferreis.

Assim como o sistema ferroviário, o sistema rodoviário também esta interligado por uma espécie de passagem única para Europa, através da companhia Eurolines.comque possui pacotes para viagens por tipo de períodos, classes, grupos e lugares, sempre obtenha o máximo de informações antes da aquisição.

*

Bicicletas para aluguel nas áreas centrais de Dublin: DublinBikes.ie

DublinBikes é possível alugar este meio de transporte ecológico e eficiente, através de bicicletas para locomoção pelo centro de Dublin, pois são 44 estações, e para um longo período (Contrato Anual). Muito comum para Estudantes, que a qual deverá provar 3 meses de residência, pagar 10 Euros e vincular o seu Cartão de Crédito para efetuais irregularidades com a bicicleta que possam ocorrer. Como a não devolução dentro de 30 minutos e mais em qualquer estação, pois as multas podem chegar a 150 Euros por dia de não devolução.

Bicicleta, a sua compra e utilização é um dos transportes mais comuns entre os Estudantes Brasileiros na Irlanda, e porque não ter o seu próprio transporte. Porém é preciso ter certos cuidados, pois este é um dos bens móveis mais roubados da Irlanda, então seja esperto, sempre tranque bem a sua bicicleta e em um lugar seguro. E para uma boa compra procure sempre lugares que você poderá adquirir produtos de qualidades, procedência e sempre possa obter as melhores informações.

*

Vôos Nacionais, Internacionais e Inter-continentais: Ryanair.com

Ryanair opera com Vôos Nacionais, Internacionais e Inter-continentais, famosíssima pelos preços baixos, ótimas promoções e parcerias inacreditáveis. E não perca tempo, fique sabendo das promoções da Ryanair, basta cadastra-se no site:http://www.ryanair.com/ie/about/register-for-offers e receber todas as ofertas no seu e-mail. E como reservar e comprar uma passagem na Ryanair através do site:http://www.bookryanair.com/SkySales/FRSearch.aspx?culture=en-ie&lc=en-ie. Mais não se esqueça de evitar a cobrança da taxa no pagamento por cartão, que tem o custo de 10 euros, através do uso do Cartão Gift Card Dublin,http://www.santoirish.com.br/blog/passagens-ryanair-sem-pagar-taxas-de-cartao/. Este cartão possui atualmente um custo de 4 euros para aquisição e carga máxima de 150 euros, sendo não possível a recarga.

*

Vôos Nacionais, Internacionais e Inter-continentais: AerLingus.com

AerLingus opera com Vôos Nacionais, Internacionais e Inter-continentais, sendo uma das principais concorrentes da Ryanair, que também não fica de fora, apesar de não ter muitas vezes preços tão baixos, mas em contrapartida, oferece serviços de qualidade e destinos atraentes aos seus consumidores em preços acessíveis.

*

Translado para os Aeroportos

Translado para os Aeroportos da Irlanda, e em especial o DublinAirport.com pode ser feito pela DublinBus com as Rotas 16A, 41, 41B com tarifa normal, e a Rota 747. Porém é comum a utilização do translado de outra empresa de ônibus com aAircoach.ie com tarifas diferenciadas ou também de Taxis, que possuem certos preços, como por exemplo no Taxi Rank da O’Connell Street, que faz 20 Euros 1 a 4 pessoas até o Aeroporto de Dublin. Existem outros translados para os demais Aeroportos da Irlanda, que podem ser feitos pela CityLink.ie caso necessário.

Taxis de Dublin: Santoirish.com.br/pages/brazilian-business.php Transport

Os Taxis em Dublin são em um número impressionante, porém nem sempre estão onde precisamos, e para isso agende o seu itinerário com os Brazilians Taxispodendo isso ser feito com o nosso jeitinho brasileiro.

RickshawSantoirish.com.br/blog/2010/08/21/o-que-e-rickshaw

Rickshaw é um meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde se acomodam de uma a quatro pessoas. Em Dublin este transporte se concentra na Grafton Street perto do St.Stephens Green Park, pois nas proximidades estão as melhores casas noturnas da cidade. E sem dúvida quem trabalha neste tipo de transporte é um guerreiro memorável, pois sobre a noite, chuva, vento, frio e muitos bêbados, vocês já são reais campeões dos objetivos de um intercâmbio.

***

foto1

TRANSPORTE NA IRLANDA, inovações e deficiências.

A Irlanda apesar de ter um território relativamente pequeno em comparação com o Brasil, possui um grande suporte no fator transporte, seja rodoviário, ferroviário, aeroviário, cicloviário, marítimo e fluvial. São muitas as opções como os Ônibus municipais, inter-municipais, nacionais e inter-nacionais; Bondes elétricos municipais e inter-municipais; Trens nacionais e inter-nacionais; Vôos nacionais, inter-nacionais, continentais e inter-continentais; Bicicletas centrais; Balsas nacionais e internacionais; Taxis e outros possíveis.

Nessa questão de transporte, o Estudante poderá sempre escolher o melhor meio de transporte, podendo usufruir de descontos concedidos sobre os preços praticados, porém deverá atender aos critérios de cada companhia de transporte. É muito comum a comprovação de estudante através de uma Carteira de Estudante que sempre deverá permanecer juntamente com a passagem comprada, sendo na compra da passagem ou na trajetória do transporte. A compra de passagens por quantidade ou combinada também é muito atrativa, apesar do desconto de estudante é possível economizar muito mais com compras deste tipo de passagem, principalmente no transporte público de Dublin.

O transporte irlandês é bem plano e eficaz, porém muitas vezes não é tão eficiente como deveria ser para com o atendimento à comunidade, principalmente na questão do transporte público, que muitas vezes deixa a desejar com a disponibilidade de horários, em especial para as classes trabalhadoras. Essa classe sofre certo desleixo por parte de muitos responsáveis de certas companhias de transportes, que parecem estar totalmente despreocupados com a questão do atendimento, mesmo com a comprovação de demanda para uma rota e falta de demanda em outra.

Contudo, nos próximos anos a Irlanda, e em especial Dublin, à capital irlandesa sofrerá uma série de inovações no transporte, pois atualmente tem a maior infra-estrutura de transporte da Irlanda, com companhias como segue abaixo:

Transporte Rodoviário – Principais companhias de ônibus da Irlanda.

O Transporte Rodoviário não é tão diferente do Brasil, apenas pelo volume de Caminhões vistos nas estradas, que é relativamente insignificante se compararmos com um dos principais meios de transporte e de escoamento de produtos do Brasil. A maioria dessa utilização de transporte advém das principais cidades com o transporte público. Existem inúmeras marcas e modelos de Carros/Caminhões na Irlanda, a influência direta da parte continental da Europa e a questão de importação facilitam a exploração de várias marcas no país. A malha rodoviária também é ampla, onde as Estradas se dividem em categorias, Motorway (M) tipo de Auto-Estrada de duas a três pistas que na maioria possuem pedágios, as Nacionais (N), as Regionais (R) e as Municipais (L), é possível também trafegar pelas Euro Routes (E) que fazem parte da União Européia.

DublinBus.ie Ônibus Municipais e Inter-municipais, apesar de sua frota ser relativamente nova, há pouco tempo atrás, pôs em teste por um curto período de tempo painéis digitais e áudio que indicavam aos passageiros o nome de cada parada em tempo real durante o trajeto da rota de alguns ônibus, dando ao passageiro mais conforto e tranqüilidade. Essa companhia também vem recentemente inovando no sistema de espera, instalando painéis digitais informando o tempo de chegada do ônibus desejado, com previsão de instalação na grande parte de pontos de ônibus de sua rede de atendimento.

BusEireann.ie Ônibus Nacionais e Internacionais, sendo uma companhia muito utilizada no transporte de passageiro em toda a ilha irlandesa.

Transportes Ferroviário – Principais companhias ferroviárias da Irlanda.

O Transporte Ferroviário é um dos transportes que continua sendo cada vez mais usado na Europa, tecnologia e velocidade, fazem com que a inovação seja eminente.

Irishrail.ie  Bondes Elétricos Municipais e Inter-municipais, Trens Nacionais e Internacionais, que é regida pela companhia Iarnrod Eireann Rails, que atualmente possui uma das frotas mais antigas, dentro de alguns anos terá uma das mais novas frotas da Europa.

Luas.ie  Bondes Elétricos Municipais e Inter-municipais, não pára de ampliar suas linhas na Grande Dublin, Cidade de Dublin e cidades vizinhas, atendendo em horários alternativos.

O Metro parece uma obrigação de cada cidade grande ou capital na Europa. Este, segundo os planos de desenvolvimento da Grande Dublin será um sonho possível, pois existe uma previsão de instalação a partir de 2017, porém osDubliners devem torcer com que a crise não atrase este projeto cada vez mais.

*Mapa do futuro Metro de Dublin

foto2-futuro_metro_Dublin

Transporte Cicloviário – Companhia que atua em Dublin

O Transporte Cicloviário, em especial a utilização de bicicletas, que vem sendo adotado mais e mais nos grandes centros, com raios de deslocamento relativamente pequenos, mais com grande poder de locomoção e com pensamento na diminuição de poluentes. Pois é, as bicicletas utilizam apenas um tipo de combustível, a força de vontade do seu utilizador em chegar ao seu destino.

DublinBikes.ie  Bicicletas para aluguel nas áreas centrais de Dublin;

Transporte Aeroviário – Principais companhias aéreas da Irlanda:

O transporte aéreo da Irlanda é muito utilizado, principalmente para vôos internacionais, contudo os preços muitas vezes são muito atraentes para vôos nacionais, apesar da distância entre aeroportos serem relativamente curta. O mais importante aeroporto da Irlanda, Aeroporto de Dublin (Dublinairport.com), teve recentemente sua ampliação com a construção do Terminal 2.

*Mapa dos Aeroportos da Ilha Irlandesa

foto3-Aeroportos_Dublin

Ryanair.com Vôos Nacionais, Internacionais e Inter-continentais, conhecida pelos preços baixos, que só vem batendo recordes no segmento, esta cada vez mais ampliando os seus destinos pela Europa e pelos continentes. Contudo devido a Crise Européia e outros fatores ambientais do passado, a Ryanair vem aumentando seus preços dia após dia, tentando otimizar custos e sempre lançando promoções. Porém vem fazendo com que destinos antes pagos por menos de 0,01 a 10 euros, isso mesmo um 0,01 cent de Euro, hoje passam de 10 a 20 euros e assim por diante. Mais veja só, os preços ainda continua baratos? Sem dúvida que sim! E não se esqueça de evitar a cobrança da taxa no pagamento por cartão, que tem o custo de 10 euros, através do uso do CartãoGift Card Dublinhttp://www.santoirish.com.br/blog/passagens-ryanair-sem-pagar-taxas-de-cartao/. Este cartão possui atualmente um custo de 4 euros para aquisição e carga máxima de 150 euros, sendo não possível a recarga. Mas nós torcemos que os preços da Ryanair não aumentem mais, ou melhor, baixem novamente para o benefício de todos os viajantes, em especial os Intercambistas.

AerLingus.com Vôos Nacionais, Internacionais e Inter-continentais, a concorrente da Ryanair também não fica de fora, apesar de não ter muitas vezes preços tão baixos, mas em contrapartida, oferece serviços de qualidade e destinos atraentes aos seus consumidores. Há um tempo ouviram-se rumores do interesse da Ryanair pela compra da Aer Lingus, contudo os órgãos do tipo Direito do Consumidor, impossibilitaram essa compra com a alegação de monopólio no principal transporte aéreo da Irlanda.

Helicopters.ie  Vôos Nacionais e Internacionais, apesar de uma frota relativamente pequena, sendo muito raro a ver este tipo de transporte no ar, é mais uma opção de deslocamento na Irlanda.

Transporte Marítimo e Fluvial – Gerenciadores de Passagens da Irlanda:

Pelo fato da Irlanda ser uma ilha, o Transporte Marítimo e Fluvial também tem seus respectivos consumidores, em principal os que gostam de viajar com seu próprio meio de locomoção ou em caravanas, muito comum na Europa.

DirectFerries.ie  Balsas Nacionais e Internacionais, tem cada vez mais atraindo consumidores com qualidade e comodidade, sendo a segundo opção em transporte internacional para o Reino Unido.

*Mapa dos destinos internacionais das Balsas Irlandesas

foto4-Balsas_Dublin

Cruiseireland.com Navegação Fluvial/Canal, é um tipo de transporte mais utilizado atualmente para passeios, como o Liffeyrivercruises.com, e também com estilo de vida para muito Europeus. Contudo há anos atrás, era um dos principais meios de transporte através dos canais para o escoamento de produtos entre a Irlanda, ligando o interior aos portos, e assim para o exterior.

*Mapas dos Canais e dos Rios da Ilha Irlandesa

foto5-rios-Irlanda

lucky-shamrock